Dicas para gerenciar seu negócio durante a pandemia COVID-19
23 de março de 2020
Especial Dia Mundial do Pão: Receita de Pão Australiano
13 de outubro de 2020

Tendências do Setor Food Service para 2021

Não parece, mas o ano de 2020 está quase no fim. Infelizmente, em decorrência da pandemia da Covid-19, muitos setores industriais perderam força neste ano, lojas fechadas, restrição de circulação e a cautela dos consumidores fizeram destes últimos meses um ano muito atípico e ruim em todos os setores comerciais no Brasil e no mundo. No entanto, não são só más notícias: o processo de recuperação e o otimismo vem surgindo em alguns setores.

Uma das áreas menos atingida pela crise foi o da alimentação, afinal, as pessoas continuam comendo; no entanto, foi notada uma alteração no tipo de alimentados escolhidos por uma parcela significativa da população. A escolha dos alimentos ficou mais criteriosa e esta tendência do setor food service tem tudo para se manter nos próximos anos.

Alimentação mais saudável

Quando um vírus se torna a maior preocupação do planeta, é natural que uma grande parcela da população se torne mais consciente em relação a saúde, englobando vários aspectos de consumo, em especial na alimentação, que é o pilar de uma vida mais saudável. Mesmo antes da pandemia, o setor já estava em ascensão e cresceu 98% nos últimos anos e movimenta US$ 35 bilhões* por ano no Brasil.

Por isso, estar atento às tendências do setor food service é uma excelente estratégia para a aumentar as vendas e o lucro em sua fabricação. Focar em um nicho de clientes sempre é uma grande oportunidade para escapar da concorrência.

Conheça as tendências do setor food service para 2021 e os próximos anos:

Alimentos sem glúten

O glúten se tornou um dos grandes vilões para a alimentação saudável nos últimos anos e a maior fonte deste composto proteico vem da farinha de trigo. Felizmente, é possível criar versões doces e salgadas com inúmeros tipos de farinhas “gluten free”, como a farinha de mandioca, de arroz, amêndoa, de coco etc.

Leia também 4 dicas de marketing digital para sua fábrica de salgados

Alimentos integrais

Mais uma vez, para fugir da farinha branca, algumas pessoas recorrem aos alimentos integrais – que são aqueles que mantém a totalidade dos nutrientes essenciais e, consequentemente, possuem mais fibras, deixando o alimento mais saudável. Você pode manter suas receitas substituindo a farinha branca pela integral, e/ou incluir a farinha de arroz integral, quinoa, cevada etc.

Alimentos sem açúcar

Quem busca uma alimentação equilibrada, certamente deseja reduzir o consumo do açúcar refinado. Felizmente hoje a indústria alimentícia conta com inúmeros substitutos do açúcar como adoçantes xylitol, sucralose, estévia; ou também com versões mais saudáveis como o demerara, mascavos, açúcar de coco e etc.

Alimentos orgânicos

Uma das grandes tendências da alimentação saudável é o consumo de alimentos orgânicos, consumidores buscam o selo de produtos orgânicos como forma de manter uma alimentação mais saudável e ambientalmente consciente, já que os alimentos orgânicos não levam nenhum tipo de agrotóxicos em seu cultivo. Hoje é possível produzir doces e salgados com selo orgânico, visto a variedade de matéria-prima disponível no mercado, desde farinhas, proteínas, açúcar, azeites e muito mais.

Saiba mais: Como aumentar a produtividade na sua fábrica de salgados

Alimentos veganos

Se existe um nicho em crescimento no setor de alimentação, é o de alimentos veganos, ou seja, aqueles sem nenhum componente de origem animal. Grandes industrias, visando este mercado, já criaram linhas específicas com a proposta vegana. O uso de proteína de soja em substituição à proteína animal é uma das mais comuns no mercado, porém a variedade de alimentos é imensa, como “carne” feita de jaca, “queijo” obtido da soja, o uso de cogumelos e muito mais.

Os desafios neste momento são grandes, porém as oportunidades também estão em crescimento. Visar novas tendências em ascensão na indústria food service pode ser um caminho de sucesso para sua fábrica entrar no ano de 2021 a todo vapor.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus contatos e deixe sua opinião para nós.

*Dados: Sebrae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *