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Tendências do setor Food Service para 2020

A tecnologia tem mudado muito a nossa rotina, é preciso estar atento às inovações do mercado para não se desatualizar. Um dos mercados que mais se beneficia com o avanço tecnológico é o setor food service, que só no ano de 2018 movimentou R$ 230 bilhões em todo o país. Saiba mais sobre como a tecnologia tem alterado a nossa forma de escolher o que, quando e onde comer.

Manter-se atualizado é uma premissa essencial para quem possui empresas e/ou fábricas no setor food service. Confira as tendências do mercado alimentício para o ano de 2020.

Sustentabilidade

Os tempos mudaram e a conscientização aumentou, consumidores estão mais atentos à sustentabilidade e levam o assunto em consideração também no momento de escolher onde e o que comer. Reduza as embalagens plásticas e troque-as pelas de papel. Simples atitudes reduzirão muito o impacto no meio ambiente e destacarão o seu negócio. Informe seu cliente sobre as mudanças, se possível insira os motivos e as mudanças adotadas nas embalagens. Certamente você será lembrado.

Delivery

O delivery veio para ficar, algumas empresas só funcionam prestando o serviço de entrega, isto reduz os custos e também os investimentos para a abertura do negócio. É mais rentabilidade para o empreendedor e comodidade para o consumidor. Um restaurante delivery, no entanto, é um negócio como qualquer outro, possui as mesmas exigências sanitárias e a dedicação profissional. Requer menos experiência que um restaurante tradicional, porém, preste muita atenção ao mercado na sua cidade ou região, é possível que haja saturação de certo segmentos alimentícios.

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Opções vegetarianas e veganas

As formas de consumo acompanharam as tendências de sustentabilidade e isso incluiu mais nichos de mercado, é impossível manter-se atualizado e deixar de lado uma parcela consumidora. Os consumidores vegetarianos e veganos vem crescendo e se tornando um nicho bastante significativo no mercado food service. Inclua em seu cardápio opções sem carne e alimentos sem origem animal. Destaque estas informações e ganhe mais clientes.

Alimentação saudável e/ou orgânica

A exigência dos consumidores aumenta de acordo com a aquisição da informação. Clientes preferem pagar mais ao se certificar que os alimentos possuem boa procedência e sejam mais saudáveis. É preciso, no entanto, conhecer seu público e as suas demandas. O mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014. Para 28% dos brasileiros, consumir alimentos nutricionalmente ricos é muito importante. E 22% da população opta por comprar alimentos naturais e sem conservantes*. Se possível, acrescente em sua produção alimentos sem glúten, sem lactose, integrais e orgânicos. Destaque estas informações em seu cardápio e lembre seu cliente que você se importa com a procedência e com a qualidade dos alimentos oferecidos.

Aplicativos de pedidos

Existem várias formas de conquistar seu público, estar sempre presente é uma ótima estratégia. Por dia, inúmeras refeições são solicitadas através dos aplicativos de pedidos online. É preciso, no entanto, manter a organização e a qualidade do serviço prestado. Atender aos pedidos presenciais e online requer uma alteração nos processos de produção, atendimentos mal feitos, com erros e incompletos podem gerar desgastes e avaliações furiosas de clientes. Por isso, desenvolva uma estratégia específica para o gerenciamento de pedidos online, como controle de qualidade e conferência das entregas. Tudo isso pode evitar crises e clientes insatisfeitos.

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Presença digital

O processo de escolha dos consumidores mudou. Antes, o que determinava a escolha era o tipo do prato, ou a indicação de um amigo. O processo hoje segue a mesma ideia, mas de forma totalmente digital. Ao invés de conferir o menu no restaurante, o consumidor fará a busca pela internet, vai colher as informações online e também as recomendações dos clientes antigos.

Quanto menos informações, menor é a chance de um novo cliente surgir, ou fazer um pedido num estabelecimento. Por isso, mantenha um website sempre atualizado, se não for possível, estratégias gratuitas como uma página no Facebook e uma inscrição com as informações no Google Local farão muita diferença para o seu futuro cliente. Informação vale ouro na internet. Mantenha o cardápio e os valores atualizados, responda as avaliações dos clientes – principalmente aquelas com críticas e insatisfações. Seu próximo cliente dará muita importância para a forma com que você lida com as queixas, nunca apague os comentários, seja educado acima de tudo.

Gostou das dicas? Você já segue alguma destas tendências? Compartilhe suas experiências com a gente!

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