3 dicas para produzir a melhor massa de folhado
8 de novembro de 2018
Conheça a Linha Lynea da Panitec
29 de novembro de 2018

Tendências da indústria alimentícia para 2019

Os hábitos alimentares se alteram ao longo dos anos e impactam diretamente nos rumos da indústria alimentícia. As últimas tendências mostram mais agilidade e diversidade nos pratos e tipos de refeições disponibilizadas no mercado, mas sem reduzir o padrão de qualidade exigido pelos consumidores.

O desafio das empresas que atuam na área é constante, tanto em manter os diferenciais que já possuem quanto em encontrar outros atributos que façam seus produtos se destacarem diante da concorrência. Ficar atento às mudanças do setor e acompanhar as novidades também é outra necessidade que faz toda a diferença quando o assunto é o sucesso de um empreendimento no ramo de alimentos.

Em 2019, novas tendências da indústria alimentícia devem ditar os caminhos do mercado. Separamos abaixo algumas delas:

Alimentação funcional

Priorizar alimentos saudáveis vem sendo tendência já há algum tempo. A grande novidade está na busca por opções que tenham propósitos funcionais específicos. Comer somente para se alimentar é um hábito que vem perdendo cada vez mais força. Os consumidores, atualmente, buscam refeições que ofereçam também benefícios nutricionais, de acordo com seu objetivo estético ou de saúde. Investir em alimentos que agreguem em proteína ou em nutrientes pode ser um caminho de grande potencial para quem atua na área.

Leia também: Alimentação saudável: como aplicar na sua fábrica de salgados

Diversidade de sabores

Gerar diferenciais voltados para a curiosidade ou o conhecimento do consumidor também deve ser uma tendência para o próximo ano. Além de restaurantes e linhas alimentarem temáticos, trazer para a mesa do cliente opções de pratos típicos de outras regiões ou países pode agregar valor ao produto oferecido. Hoje, a globalização nos permite ter acesso a informações de todo o mundo e contato com culturas completamente diferente. A indústria alimentícia não pode ficar de fora dessa possibilidade de diversificar a culinária.

Tecnologia especializada

Há muitos anos o uso da tecnologia na indústria alimentícia deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade. Em 2019, o diferencial maior vai estar na aplicação de inovações como a inteligência artificial, tornando os processos cada vez mais automatizados e intuitivos. Novidades como essa tornam os equipamentos utilizados para a produção de alimentos mais especializados e mais fáceis de usar. Com tecnologias diferenciadas, uma fábrica de alimentos se torna mais produtiva, mais segura e mais moderna, melhorando os alimentos oferecidos ao consumidor e o dia a dia de seus funcionários.

Você costuma acompanhar as tendências da indústria alimentícia para atualizar sua fábrica e seguir buscando diferenciais competitivos para seus produtos? Siga acompanhando o blog da Panitec para saber mais novidades sobre o setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *