3 motivos para contar com uma assistência técnica para seus equipamentos
25 de setembro de 2017
Dicas para produção e venda de croissant
10 de outubro de 2017

Primeiros passos para abrir a sua empresa de salgados

Empreender é um grande desafio, mas também uma oportunidade única de tomar o controle de sua carreira e crescer dentro do mercado escolhido. Ao definir abrir a sua própria empresa de salgados, você estará assumindo a direção do seu negócio e entrando em um setor de elevado potencial não só no Brasil, como em todo o mundo.

A indústria alimentícia, como já falamos aqui, é um dos segmentos mais importantes para a economia mundial. Isso porque diz respeito a uma necessidade básica do ser humano, além de permitir inovações e mudanças frequentes. Para o setor de salgados, na cultura brasileira, a produção segue representando uma parte significante do mercado, podendo ser adaptada para todas as regiões do país.

Se seu objetivo é desenvolver um negócio de sucesso no ramo de salgados e alimentos em geral, precisa seguir alguns passos básicos na etapa de planejamento e implantação da nova empresa. Veja só algumas dicas que separamos abaixo:

1 – Entenda seu mercado

Comece pesquisando o ramo que você quer atuar. Com as facilidade proporcionadas pela internet, fica fácil encontrar dados que mostrem o crescimento ou o declínio do setor na região para onde você deseja levar seus produtos. Conhecendo casos de empresas que tentaram os mesmos objetivos que você e estudando o potencial do segmento no seu país, você consegue identificar oportunidades tanto de localidades quanto de tipo de produtos para investir.

2 – Mapeie seu público

Entre as principais informações que você precisa para abrir uma empresa de salgados estão as relacionadas ao público que você deseja atingir. Analisando o perfil dos seus futuros clientes, é possível encontrar lacunas de mercado para atuação e até mapear os tipos de produtos mais indicados para oferecer a eles. É com esses dados que sua empresa vai poder planejar a distribuição, a quantidade e até as ações de divulgação de cada produto.

Leia mais: Dicas de marketing para impulsionar sua venda de salgados

Uma dica é aplicar pesquisas e conversar diretamente com algumas pessoas que representem o perfil do seu público. Existem empresas especialistas nesse tipo de estudo, mas, dependendo do seu orçamento, você pode começar fazendo por si próprio. As tecnologias e mídias de comunicação facilitam esse tipo de abordagem hoje em dia.

3 – Defina seu orçamento

Saber quanto de dinheiro você pode gastar nesta etapa inicial e quanto pretende ter de volta depois da abertura da empresa é algo essencial para essa empreitada. Coloque todos os possíveis gastos em planilhas organizadas e crie fórmulas que consigam prever cada retorno. Mais uma vez, aqui é importante entender os mercados, para avaliar a média de custo dos processos envolvidos na abertura e montagem da empresa. Depois de planejado, não deixe de abastecer os documentos de controle e tente não ultrapassar os valores previstos.

4 – Monte sua estrutura

Para começar uma empresa de sucesso, é preciso calcular e investir em recursos, tanto humanos quanto técnicos. Não deixe de trazer para sua equipe profissionais qualificados, capazes de executar da melhor forma todas as ações de administração e produção. Junto a isso, escolha e adquira os melhores equipamentos e tecnologias para a fabricação dos salgados. Eles vão ser determinantes para que os produtos tenham qualidade e sua empresa consiga atender ao esperado crescimento da demanda.

Em qual dessas etapas você está no processo de abertura da sua empresa de salgados? Se precisar de ajuda com as máquinas para produção, deixe seu comentário abaixo e conte com nossas dicas.

3 Comentários

  1. Ivone Bessa disse:

    Amei suas dicas ! Já que desconheço essa área

  2. ANTÔNIO JOSÉ BASÍLIO disse:

    Bom dia top as dicas
    Quais maquinas salgados melhores tecnologias e que vai trazer qualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *