Entenda como funciona o financiamento pelo Cartão BNDES
31 de julho de 2017
Conheça o melhor método para aplicar anti-mofo em pães e pizzas
15 de agosto de 2017

Mudanças e oportunidades na indústria alimentícia

Uma das atividades mais antigas que existem, a produção e comercialização de alimentos para o mercado é essencial para nosso modelo atual de sociedade. Com diversas variações, a indústria alimentícia é aquela que contempla uma boa parte da cadeia de alimentos, passando pela preparação de vegetais frescos, técnicas de conservação e fabricação de produtos diversificados para a compra do consumidor, entre inúmeras outras atividades.

Por ser uma cadeia tão ampla, a indústria de alimentos envolve também uma grande quantidade de empresas, trabalhadores e movimentações financeiras. No Brasil, por exemplo, o setor representa mais de 10% do Produto Interno Bruto, com faturamento de quase R$ 500 bilhões, segundo dados de 2016 da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA). São mais de 50 mil empresas, sendo a grande maioria de micro e pequeno porte.

Hoje, o segmento inclui também instituições de pesquisa e empresas focadas em ciências e tecnologia, que tornam a fabricação de alimentos ainda mais rápida e eficiente. A criação de ferramentas e métodos inovadores para essa indústria mostram a necessidade de implantação de novas técnicas para que o setor continue competitivo, ao mesmo tempo em que fortalece sua capacidade de produzir alimentos para uma população cada vez maior.

Mercado promissor

Os novos modelos de trabalho e lazer mudaram também os hábitos do consumidor, afetando diretamente a indústria alimentícia. Atualmente, as pessoas buscam se alimentar de formas mais rápidas, sem deixar de lado a saúde e a qualidade de vida. Com isso, as empresas que fabricam alimentos tiveram que adequar seus produtos para chegar a um público mais exigente e atento.

Tudo isso faz com que esse setor abra novas possibilidades a cada dia. Fornecer alimentos é, hoje, não só necessário para a vida humana, mas passou a ser também um mercado promissor para inovações e produtos diferenciados. Assim, é possível encontrar, nesse amplo universo da indústria alimentícia, espaços constantes para novas ideias e métodos promissores de produção, atingindo novos públicos e mercados.

A cadeia de alimentos não deve parar de crescer e se diversificar, e provavelmente vai abrir mais oportunidades para quem quer atuar e investir nela, desde que com disponibilidade para implantar novidades e tato empresarial para adequar os processos ao cenário competitivo.

Uma das formas de fazer isso é começar pesquisando e procurando máquinas e equipamentos que aperfeiçoem a produção. A partir da tecnologia, é possível criar ou melhorar sua empresa de alimentos, gerando mais eficiência, higiene, segurança e economia para a fabricação.

Se você ficou interessado em conhecer algumas das tecnologias disponíveis atualmente para a indústria alimentícia, consulte os produtos oferecidos pela Panitec e deixe um comentário abaixo que entramos em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *