3 benefícios de contar com uma máquina para salgados
19 de julho de 2017
Entenda como funciona o financiamento pelo Cartão BNDES
31 de julho de 2017

Fabricação de pão de queijo: o que você precisa saber

Uma das marcas mais conhecidas da culinária brasileira, o pão de queijo pode ser visto como uma grande oportunidade de negócio. Se você pensa em investir na produção de salgados para venda, não deve deixar de considerá-lo como uma opção de grande potencial, que pode alavancar o sucesso da sua empresa.

Antes de começar a desenvolver seu empreendimento baseado na fabricação de pão de queijo, porém, você precisa saber como funciona o processo de produção e alguns detalhes que podem fazer a diferença na qualidade do produto e da entrega ao cliente.

Tradicional e versátil

O pão de queijo é um tipo de alimento já difundido em todo o país, apresentando uma grande variedade de opções de consumo. Consumido individualmente em lanchonetes, eles também são vendidos como aperitivo, para serem servidos em festas e em pacotes congelados. Todas essas alternativas podem ser consideradas para sua produção, que pode incluir tipos diversificados de formatos e vendas.

Aproveite a popularidade do pão de queijo e use isso a seu favor, com campanhas de divulgação que fortaleçam a sua marca. O produto tem grande consumo e pode servir de entrada no mercado para seus outros serviços.

Produção em massa

Na hora de produzir o pão de queijo, um dos fatores fundamentais é a escolha correta dos ingredientes. A definição da receita adequada é o primeiro passo para começar uma fabricação em escala maior, definindo a qualidade de todas as unidades. Valorize fornecedores de confiança, tanto para o queijo quanto para os demais itens utilizados na produção da massa. Já nessa etapa, busque montar uma despensa completa para não deixar faltar ingredientes, e tente fazer parcerias para compras em grande quantidade, reduzindo o custo final.

Outro fator de extrema importância são os equipamentos utilizados na fabricação do pão de queijo. Contar com máquinas que automatizem o processo de modelar, por exemplo, contribui para uma produção mais rápida, padronizada e higiênica, interferindo diretamente na qualidade do que vai ser entregue ao cliente. Pense também em um forno de alta capacidade e em máquinas para embalar as unidades.

A refrigeração dos produtos é outro ponto que merece atenção. Salgados em geral precisam ser bem acondicionados, o que vale para o armazenamento e também para o transporte até o ponto de venda ou de consumo. Lembre-se que é essencial manter o formato, o sabor e a qualidade do pão de queijo até que ele chegue ao seu consumidor.

Se você está começando um negócio e pensa em investir na fabricação de pão de queijo, não se esqueça de consultar a legislação que rege o setor, adequando sua empresa às leis do município, do estado e do país. Consulte os órgãos responsáveis e acompanhe as atualizações sobre armazenagem, distribuição, venda, tributos incidentes, contratação de pessoal, entre diversos outros detalhes importantes para quem empreende. Seguindo as normas legais e as dicas para produção e divulgação, o sucesso dos salgados vem com mais facilidade.

Está pensando em começar sua empresa de fabricação de pão de queijo ou em incluir o produto ao seu cardápio? Deixe seu comentário abaixo.

24 Comentários

  1. Iracema costa disse:

    Eu estou interessada em saber mais detalhes e preço da máquina de salgados. Favor enviar para o email iracemafernandesbb@yahoo.com.br.

  2. Obrigado por compartilhar! Eu amo seu post obrigado.

    • José Carlos de brito disse:

      Quais equipamentos são necessários para montar uma fábrica de pequeno porte para fabricacao de pão de queijo

      • suporte disse:

        Olá, José, agradecemos o contato. Para fabricação de pão de queijo em fase inicial, recomendamos a nossa FB-500 E, um excelente equipamento, que produz até 800 kg/hora. Saiba mais detalhes clicando aqui. Se preferir um atendimento individual, pode contactar o nosso comercial enviando um e-mail para vendas@panitec.com.br ou pelo WhatsApp (44)99807-0122, ou clicando direto aqui > http://bit.ly/whats-panitec
        Atenciosamente, equipe de marketing Panitec.

  3. Israel fernandes disse:

    Nunca tinha pensado com enfase no pao de queijo, estou pesquisando para um trabalho academico, mais acabei descobrinco um ótimo negocio para empreender.

  4. Joais disse:

    Estou interessado em montar fábrica de pão de queijo. Qual a distância apropriada de uma máquina para outra, E quais são os maquina que rege essa fabrica e ofereço de casa uma delas?

  5. Ola! Obrigado.Eu amo seu post obrigado.

  6. Anderson Oliveira Silvestre disse:

    Bom dia, já comecei minha fabrica de Pães de Queijo congelado, instagram @mineirices_slz, mas a demanda graças a Deus esta aumentando e tenho interesse de saber o preço dessa maquina e outras também. Desde já agradeço

  7. EDSON DUARTE COELHO disse:

    Oi, bom dia. Muito bom esse artigo!!!! Estou trabalhando com uma produção artesanal de pão de queijo e temos tido um excelente feed back de nossos clintes. Tenho trabalhado de forma braçal o que tem sido muito desgastante. Qual equipamento vc me indica pra trabalhar a massa para salvar meus braços? Desde já agradeço!

  8. Luiz Carlos Furtado disse:

    tenho interesse em fabricar pão de queijo

  9. Edson Duarte Coelho disse:

    Bom dia. Gostei muito do artigo. Produzo pão de queijo artesanalmente. Estou pensando em aumentar minha produção e expandir meu negócio. Para tanto, preciso de equipamentos. O que mais tenho urgência é de uma masseira, pois meu trabalho atualmente tem sido braçal. Qual masseira vocês me indicaria? Desde já agradeço.

  10. ROMULO CABRAL disse:

    tenho interesse em começai a produzir pão de queijo , a minha intenção seria o produto congelado . mas para isso preciso de mais tais como validade do produtos congelado, tipo de equipamentos e de queijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *