Especial Dia Mundial do Pão: Receita de Pão Australiano
13 de outubro de 2020
Especial Dia Mundial do Pão: Empanadas Argentinas
15 de outubro de 2020

Especial Dia Mundial do Pão: Brioche Italiana

Neste especial do Dia Mundial do Pão, vamos celebrar com receitas de pães inspiradas em alguns países. A receita deste post é a tradicional Brioche italiana! A brioche, também chamada de corneto, é alimento muito típico nos cafés da manhã Itália.

Confira a receita da brioche italiana e o modo de preparo completo

Ingredientes

70 ml de leite integral morno
550 g de farinha de trigo
6 ovos
80 gramas de açúcar
13 g de fermento biológico fresco
350 g de manteiga em ponto de pomada
15 g de sal

Modo de preparo

Inicie cortando a manteiga e reserve para que ela amoleça. Misture o fermento biológico fresco no leite morno e dissolva-o completamente. No recipiente da batedeira, adicione a farinha, o sal e o açúcar, acrescente o leite com o fermento dissolvido e misture levemente.

Veja também: Especial Dia Mundial do Pão: Receita de Pão Australiano

Adicione os ovos e bata por 6 a 8 minutos em velocidade baixa, até formar um creme homogêneo. Aumente a velocidade da batedeira e vá acrescentando a manteiga aos poucos, esperando a manteiga incorporar completamente até acrescentar o outro pedaço. Aos poucos, a massa ficará aerada e de cor clara. Após adicionar toda manteiga, você terá uma massa bem macia e homogênea. Coloque a massa numa tigela de vidro e cubra-a com um filme plástico.

Deixe a massa descansando no forno, de preferência com a luz acesa, por 3 horas. Após este tempo, comece a sovar a massa com a mão por 10 minutos. Depois, cubra novamente a massa com filme plástico e coloque-a na geladeira por, no mínimo, 12 horas.

A massa estará rígida e pronta para ser trabalhada. Abra a massa e mantenha 1 centímetro de altura. Você pode iniciar o processo de molde da brioche, ou deixe que a máquina LYNEA finalize.

Após as brioches moldadas, deixe-as descansando por 1 hora e meia, ou até dobrar de tamanho. Opcionalmente, você pode bater uma gema com 3 colheres de creme de leite, ou leite e pincelar nas brioches. Asse as brioches em forno pré-aquecido a 200° por 13 e 15 minutos, ou até ficarem douradas.

Você pode servir as brioches polvilhados com açúcar de confeiteiro, ou também recheá-las com geleia de frutas, ou creme de confeiteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *