3 dicas para aumentar sua produção de salgados em 2019
2 de janeiro de 2019
4 dicas de marketing digital para sua fábrica de salgados
15 de janeiro de 2020

Como aumentar lucrativamente a produção de alimentos

O sucesso de uma fábrica de alimentos está diretamente ligado à sua capacidade produtiva. Isso porque as vendas e a satisfação do consumidor final só são completas quando o volume de produção supre a demanda, sem perder em qualidade e mantendo também a motivação e a dedicação dos funcionários.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o setor de alimentos no Brasil cresceu 2,08% em 2018, representando 9,6% do PIB do país. Foram cerca de 13 mil novos postos de trabalho gerados e investimentos que alcançaram a marca dos R$ 21,4 bilhões. Os números mostram um desenvolvimento significativo em relação ao ano de 2017, muito dele impulsionado pelo aumento da produtividade.

Leia mais: Tendências da indústria alimentícia para 2019

O cenário econômico e até o político têm grande interferência nesse potencial da indústria alimentícia. Considerando perspectivas como a reforma trabalhista e reforma da previdência, a forma como as relações dentro das fábricas é alterada acaba impactando de forma positiva ou negativa no potencial de produção alimentos. Para não depender de fatores externos como esses, é importante estar à frente dos concorrentes e investir em itens essenciais para manter a lucratividade e buscar sempre aumentar a produção no seu negócio.

Aumentando o lucro e a produtividade

Um dos principais pontos de atenção para quem quer aumentar a produção de alimentos é um fator importante para qualquer área de negócio. Empresas de ramos diversos precisam pensar sempre em seu modelo de gestão e aprimorá-lo com frequência.

O aumento da produtividade causa um impacto direto na lucratividade, quando bem gerenciado. Forçar um crescimento não planejado no volume produzido, com o intuito de vender mais no curto prazo, pode acabar gerando problemas e até prejuízo no futuro. Antes de investir ou de visar objetivos grandes, pense internamente na melhor forma de gerenciar sua força de trabalho e seus equipamentos. Esse passo é de extrema importância não só para uma produtividade positiva e recorrente, mas para o sucesso de uma indústria como um todo.

Uma vez planejada a gestão e a estratégia de crescimento da capacidade produtiva, é hora de investir em tecnologia. Equipamentos especializados são importantes aliados de quem quer desenvolver a produção de itens alimentícios. Eles contribuem para agilizar todos os processos, além de implementarem mais qualidade aos produtos e mais segurança aos funcionários. Busque encontrar o fornecedor certo, que ofereça equipamentos customizados para o seu tipo de negócio e para o volume que sua fábrica costuma produzir. Assim, você estará criando um diferencial único para o seu negócio, que pode interferir diretamente no lucro que será gerado por meio das vendas.

Leia também: Como aumentar a produtividade na sua fábrica de salgados

Para a indústria alimentícia, máquinas como empanadeiras, recheadoras, dosadoras e produtoras de salgados em geral podem acrescentar um ganho relevante na produtividade da sua equipe. O investimento é válido e tem potencial de aprimorar todas as etapas de produção, de acordo com os desafios atuais da sua fábrica e com suas perspectivas de crescimento.

Junto ao aumento da produção, outro fator que acaba vindo diretamente conectado é a logística. De nada adianta investir em produtividade, se não há capacidade de escoamento da produção. Na indústria alimentícia, esse ponto é fundamental, uma vez que os alimentos precisam de armazenagem especial para serem transportados. Se sua intenção é aumentar a produção de itens alimentícios de forma sustentável e lucrativa, não deixe de avaliar as melhores formas de transportar e armazenar tanto a matéria prima quanto o produto final que chega ao consumidor. São itens fundamentais para quem atua no ramo e pretende continuar tendo sucesso em seu negócio.

Está pensando em aumentar a produtividade na sua indústria? Navegue pelo site da Panitec e conheça melhor os produtos que oferecemos para o setor alimentício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *