Como automatizar a produção de pão de queijo
30 de julho de 2018
Conheça modelos diferentes de máquinas para pastéis
12 de setembro de 2018

3 funcionalidades das máquinas para salgados que talvez você não conheça

A tecnologia chegou para impactar diretamente a indústria alimentícia, tornando a produção cada vez mais ágil e agregando vantagens que vão de qualidade à economia. São diversas funcionalidades novas, que contribuem para uma indústria mais segura e mais lucrativa. Uma das maiores transformações é representada atualmente pelas máquinas para salgados.

São diversos modelos disponíveis no mercado, genéricos e especializados na produção de salgados como pastéis, pão de queijo, empadas, empanadas, coxinhas, entre vários outros. Suas funções básicas envolvem a modelagem, a mistura dos ingredientes e a aplicação de recheios. Além dessas, existem também outras funcionalidades que normalmente não são tão comuns. São ações que as máquinas são capazes de fazer com perfeição, mantendo a padronização dos salgados e ampliando sua qualidade.

Conheça 3 funcionalidades que talvez você não tenha imaginado que máquinas para salgados são capazes de executar:

Empanar

Coxinha, quibe, croquete, bolinha de queijo. São muitos os salgados que precisam ser empanados para adquirirem suas características e ficarem bem crocantes. O processo é extremamente importante e determina não só a aparência do salgado, mas também a qualidade e o sabor. Para garantir que ele seja bem feito, existem hoje máquinas especializadas em empanar de forma contínua.

A empanadeira ESP-5000, por exemplo, tem recipientes separados para líquido e farinha, é de fácil montagem e limpeza, além de extremamente prática para uso. Sua capacidade permite produzir até 5000 peças por hora, com qualidade e higiene.

Leia também: 3 tendências da indústria alimentícia para o segundo semestre de 2018

Dosar

Medir a quantidade de ingredientes para cada receita de salgado costuma tomar um tempo muito grande para quem trabalha com quantidades maiores. Para ajudar nesse processo, existem hoje máquinas para salgados que contam com dosadora automática. A funcionalidade serve para massas de bolo, recheios, condimentos, molhos, geléias e etc. Com controle por balança eletrônica, modelos especiais podem guardar até 25 dosagens diferentes na memória e dosar até 4kg, facilitando a produção e contribuindo ainda mais para a padronização.

Aplicar antimofo

A conservação dos alimentos é hoje uma das maiores preocupações de quem atua nesse segmento. Entre os problemas enfrentados está a aplicação de antimofo, que também pode ser feita de forma automática com a ajuda da tecnologia. Máquinas especializadas aplicam o produto em pães, pizzas, bolos, tortas e etc, com controle de velocidade e vazão variável. Uma facilidade que torna os salgados mais duráveis de forma prática e segura.

É difícil imaginar os potencias que a tecnologia ainda pode atingir. A cada dia, uma nova funcionalidade aparece na indústria alimentícia, evoluindo ainda mais as opções de máquinas para salgados. Acompanhe o blog da Panitec para saber mais.

2 Comentários

  1. Denise disse:

    Estive na Feira do Empreendedor está semana, fiquei muito impressionada com as máquinas de salgados.
    Uma facilidade que vai ajudar muito na minha empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *