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Ideias para gerar valor na sua empresa

 

Avaliar seu Layout:

 

a) A porta permite entrada e saída simultâneas de pelo menos duas pessoas?

Portas estreitas ou com produtos obstruindo a livre circulação de clientes funcionam como barreiras. Isso causa irritação em quem frequenta a loja. A pessoa recebe um estímulo negativo para não entrar ou não retornar para novas compras.

b) O cliente consegue visualizar todos os produtos à venda?

O ideal é que a loja mantenha em exposição ao menos amostras de todos os produtos comercializados. Busca-se assim satisfazer a curiosidade do cliente, além de despertar o seu interesse para as mercadorias.

c) A circulação de pessoas é agradável?

Preste atenção em como as pessoas circulam pela loja. Se há esbarrões ou choques acidentais frequentes, algo está errado. Faça ajustes na disposição das peças físicas e facilite o fluxo dos clientes. Evite “áreas de congestionamento” no interior da loja.

d) Há estacionamento?

Não importa se o estacionamento é público ou privado. O importante é oferecer ao cliente a oportunidade de ter onde parar o seu automóvel o mais próximo possível da loja. As vagas devem favorecer o embarque e desembarque de passageiros.

e) Os produtos seguem alguma organização por categoria?

O cliente deve ter facilidade para localizar o produto que procura. O ideal é que ele seja guiado intuitivamente até o item, sem que haja a necessidade de uma “caça ao tesouro”. As pessoas não gostam de perder tempo. Se não encontram rapidamente o que desejam, se dirigem a outra loja. Lembre-se que você e seus funcionários conhecem bem o estabelecimento, mas o cliente não.

f) A loja dispõe de uma comunicação visual eficiente?

Elementos como banners, totens e placas ajudam o cliente a se orientar quando está no interior da loja. Coloque-se no lugar dele. Percorra todo o estabelecimento e identifique eventuais falhas na sua comunicação visual.

Os cuidados com a perfeita adequação do layout de uma loja rendem um ambiente mais agradável e confortável para o cliente, o que facilita a tarefa de vender. Detalhes fazem a diferença entre atrair e reter o consumidor ou afastá-lo do estabelecimento. Ele deve se sentir acolhido e estimulado a permanecer na loja. Para isso, precisa receber estímulos que tornem a experiência prazerosa.

 

Definir seu mix de produtos:

a) De olho no tamanho

Na maioria dos casos, quanto maior é o mix de produtos, melhor será. Entretanto, existem algumas exceções: Caso o mix apresente muito produtos que não são populares, isso irá prejudicar as vendas. Por isso, que o recomendado seria definir a quantidade de produtos oferecidos conforme o segmento. Assim, ele funcionará corretamente.

b) Faça seu mix de produto ter efeitos

Para agarrar os consumidores de todo o mercado, é preciso que seu mix de produto faça um bom efeito: Para isso acontecer, você deve aplicá-lo conforme a necessidade do seu cliente: ele precisa de novas opções do mesmo produto? O preço está alto demais para ele? Versões customizadas ou “lite”, com valores diferenciados, podem ser novas soluções. Assim, você evitará também que o consumidor se mude para seu concorrente.

c) Equívocos

Um mix de produto, quando desnecessariamente grande, pode significar despesas para sua empresa. Avalie quais são os produtos que mais vendem, ou aqueles em que o lucro das vendas é menor que os custos da produção. Em alguns casos é mais interessante focar nos produtos que vendem mais.

d) Avalie os resultados

Quem tem um mix de produto deve certificá-lo se está usando corretamente. Uma das formas de fazer isso é listar a rentabilidade e os custos de produção de cada um, jogando-os em comparativos. Aplicar esses dados em uma tabela é uma excelente maneira de visualizar sua situação mercadológica — e definir o que fazer com seu mix de produtos.

Créditos: Blog Sistemahiper e Blog Luz

1 Comentário

  1. PEDRO FRANCISCO MARTINS disse:

    Gostei muito…bem sugestivo…nos deu um bom aproveitamento

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