Mudanças e oportunidades na indústria alimentícia
5 de agosto de 2017
Recheadoras de pão de alho: vantagens e diferenciais
19 de setembro de 2017

Conheça o melhor método para aplicar anti-mofo em pães e pizzas

O mofo é um processo natural de reprodução de fungos, que costuma atacar ambientes e também alimentos e massas em geral. Na produção alimentícia, para evitar que sua contaminação prejudique a saúde dos consumidores, é importante aplicar produtos que impeçam ou adiem sua proliferação.

Por isso, faz parte da fabricação de alimentos aplicar anti-mofo em pães e pizzas, entre outros alimentos fermentados, que tendem a ser um ambiente propício para sua contaminação. Depois de um tempo expostos à umidade, esses alimentos podem começar a apresentar manchas coloridas em sua superfície, que podem se espalhar por todo o interior e até contaminar outros itens que estejam próximos.

Pensando em evitar essa situação e em aumentar a durabilidade das massas produzidas, mostramos abaixo um método ideal para aplicação de anti-mofo durante a produção alimentícia.

Aplicação de anti-mofo

Na indústria de alimentos, para se evitar a contaminação por mofo são usados produtos líquidos, que podem ser aplicados aos alimentos de várias formas. Um dos métodos de aplicação do produto é manual, por meio de pulverizadores e compressores de ar.

Apesar de acessíveis, as ferramentas para pulverização acabam não dando a homogeneidade necessária para a aplicação do anti-mofo, dificultando o controle da quantidade colocada. Além disso, o processo manual é demorado e exige um trabalho contínuo muito cansativo, principalmente para produções em escala um pouco maior.

Para facilitar a aplicação de anti-mofo em pães e massas, o método mais adequado é a utilização de máquinas especializadas, que deixam o processo mais eficiente e muito mais rápido. Com elas, é possível apenas inserir os produtos já prontos na esteira automática, exigindo um esforço bem menor para o acompanhamento e retirada dos alimentos finalizados e prontos para embalagem.

Hoje, existem no mercado opções modernas de máquinas para a aplicação de anti-mofo. A Panitec, por exemplo, conta com um modelo especial que garante a higiene da produção e não utiliza ar comprimido. O equipamento tem sensor de presença de produto e só pulveriza a solução quando o item se encontra no local indicado para aplicação.

Além de massas e pães, a máquina para aplicação de anti-mofo também pode ser usada para caldas, pão de ló, panetones e diversos outros produtos. Além de tornar o processo mais rápido e prático, a máquina também poupa energia e economiza anti-mofo, gerando um resultado excelente para o produtos e para o consumidor, que vai adquirir um alimento com maior vida útil.

Quer conhecer um pouco mais sobre a nossa máquina para aplicação de anti-mofo? Acesse o vídeo de apresentação e consulte os dados técnicos no nosso site. Se ficar com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *