blog-panitec-maquina-para-salgados-razoes-para-adquirir
4 razões para adquirir uma máquina de salgados
17 de dezembro de 2018
blog-panitec-aumente-sua-producao-em-2019
3 dicas para aumentar sua produção de salgados em 2019
2 de janeiro de 2019

Como produzir alimentos congelados

blog-panitec-como-produzir-alimentos-congelados

A mudança na rotina e os novos hábitos de trabalho e de vida têm aumentado cada vez mais a demanda por alimentos congelados. A praticidade que essa opção proporciona, atrelada à possibilidade de conservação por mais tempo são vantagens que tornam esse tipo de alimento uma grande oportunidade para atuação na indústria alimentícia, criando espaço para que novas empresas do ramo sejam criadas e cresçam sempre mais.

O primeiro passo do empresário que desejar atuar no ramo de alimentos congelados é definir claramente o público que deseja atingir, seus objetivos de negócio e os passos para chegar até lá. Assim, fica mais fácil determinar os modelos de gestão que devem ser seguidos e os tipos de materiais e profissionais que precisam ser adquiridos.

Produzir alimentos congelados, porém, exige cuidados e técnicas diferenciadas, demandando também equipamentos especializados para a produção, o transporte e o armazenamento dos produtos, para que eles cheguem com o máximo de qualidade até o consumidor final.

Regulamentação

Antes de iniciar suas atividades no ramo, é fundamental conhecer em detalhes as regras que regem o setor. Existem diversas leis que determinam cuidados necessários para assegurar a saúde dos consumidores, envolvendo condições de higiene, validade dos produtos e informações que devem ir no rótulo, entre outros. É importante consultar os órgãos fiscalizadores e ter muita atenção para que os padrões de qualidade sejam seguidos à risca, evitando qualquer problema que possa prejudicar a regularidade da fábrica ou a imagem passada aos clientes.

Técnicas

Pesquise e determine os melhores processos para sua fábrica de alimentos congelados e os tipos de produtos que você deseja oferecer. Nesse ramo, além da produção do alimento em si, existem também questões que envolvem o embalamento, o congelamento e a conservação, etapas que interferem diretamente na qualidade do que vai ser entregue ao consumidor final. Por isso, avalie se técnicas como o congelamento à base de nitrogênio ou de criogênicos são as mais indicadas para seu tipo de produção, e não se esqueça de escolher matérias-primas e fornecedores que se adequem bem ao ciclo de produção e comercialização dos seus produtos.

Embalagem

No caso dos alimentos congelados, preocupar-se com a forma como eles vão ser embalados e rotulados também é importante para que o negócio dê certo e prospere. Pesquise o melhor tipo de embalagem, considerando as temperaturas pelas quais elas vão passar. Considere sempre as opções mais sustentáveis, seguindo as tendências de mercado e priorizando o cuidado ao meio ambiente. Assim, você vai estar ajudando o planeta e contribuindo para a imagem que sua empresa quer passar ao público.

Leia também: Tendências da indústria alimentícia para 2019

Continue acompanhando o blog da Panitec para saber mais sobre o mercado de alimentos e seus segmentos. Se ficar com alguma dúvida, deixe um comentário no espaço abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *